É normal que a situação atual nos leve a um maior stress e, aliado a ele, a ansiedade surge e invade os nossos dias. O Mindfulness é uma ferramenta útil para esta fase de isolamento social.
O stress assume, cada vez mais, como parte integrante das nossas vidas. A falta de uma adequada gestão e prevenção do stress leva à carência de um melhor estado de saúde e, consequentemente, a uma reduzida qualidade de vida.
Apesar de, por um lado, o stress poder apresentar-se como positivo, pela adrenalina que nos confere, quando se torna crónico torna-se um problema sé- rio. A ansiedade junta-se e agrava o problema. Tanto o stress quanto a ansiedade são dois problemas comuns no dia a dia de muitas pessoas, con- tudo, agora em tempo de quarentena, provocado pelo novo coronavírus COVID-19, algumas pessoas vêm estes fatores agravados.
Se, por um lado, sentem um maior stress, por exemplo, associado ao teletrabalho, seja porque não querem baixar o seu rendimento ou porque têm de mostrar os mesmos resultados, enquanto se dividem por outras tarefas, como cuidar e apoiar os filhos no âmbito escolar; por outro lado, sentem ansiedade com receio de terem de sair de casa para trabalhar, quem não pode ficar resguardado, ansie- dade face aos noticiários e atualizações da situação atual do país, entre outros fatores de motivação. Contudo, é possível controlar e gerir este stress e ansiedade que surgem na quarentena. Aliás, este pode ser o momento para começar a utilizar ferramentas que depois, após o fim deste período de confinamento, podem vir a aplicar na sua vida diária.
O Mindfulness apresenta-se como uma ferramenta de auxílio no controlo do stress e ansiedade. Significa Atenção Plena e a sua prática ajuda na regula- ção de emoções, pensamentos e sensações, à medida que estas surgem no nosso quotidiano.
A PRÁTICA DE MINDFULNESS
De acordo com vários estudos já publicados sobre o Mindfulness, é possível identificar vários benefícios associados à sua prática diária. Para tal, serão necessárias sessões diárias de aproximadamente 15 minutos. Ao final de uma semana já é possível aperceber-se dos efeitos no praticante e ao seu redor.
O MINDFULNESS PERMITE ALCANÇAR VÁRIOS ASPETOS QUE CONSTITUEM UMA MAIOR QUALIDADE DE VIDA, SENDO ALGUNS DELES:
• Resposta mais eficaz ao stress;
• Reduzir a ansiedade;
• Aumentar a capacidade de concentração e foco;
• Melhorar o estado de humor;
• Fomentar capacidade de regulação emocional;
• Cultivar um senso de bem-estar e de autocuidado. A mudança que a prática provoca no praticante leva a uma redução da descarga de hormônios como a adrenalina e o cortisol, o hormônio do stress. A adrenalina, quando em excesso, pode aumentar o risco de ataques cardíacos e derrames. O cortisol, por sua vez, funciona como um alarme e, em situação de risco, ele funciona como indicador ao organismo de que é hora de parar.
As práticas de Mindfulness vão permitir que crie uma distância saudável entre si e os pensamentos ansiosos, dando espaço e oportunidade para escolher como lhes responder.
O PODER DO AQUI E AGORA: A CONSCIENTIZAÇÃO
O stress e a ansiedade podem esgotar-nos completamente e trazer consequências severas ao nosso organismo. Algumas pessoas chegam a paralisar, sentir apertos no peito, dores de cabeça, entre outros sintomas.
Com o Mindfulness têm em mãos uma ferramenta que permitirá recordar uma capacidade humana
básica, porém muito difícil atualmente, que é a de estarmos totalmente presentes e conscientes do que estamos a fazer.
A prática não priva os sentimentos difíceis, mas ensina a não os analisar, suprimi-los ou incentivá-los. A mente aprende a lidar com as preocupações, irri- tações, lembranças mais penosas ou outros pensamentos, sensações ou emoções mais difíceis. Permite reconhecer quais os medos que nos invadem e que nos criam mais stress e ansiedade, compreender o que está a acontecer e a criar oportunidade de gerir melhor o que motivam as nossas preocupações, antevendo também situações que possam vir a gerar stress e ansiedade.
APRENDER A LIDAR EM VEZ DE FUGIR
O Mindfulness não é a cura para todos os males, não é “A” solução, contudo, é uma prática que ajudará a conduzir a uma vida mais saudável, equilibrada e de qualidade.
O Mindfulness é capaz de reprogramar as vias neurais no cérebro, melhorando a nossa capacidade de regular as emoções. Jon Kabt-Zinn, que apresentou ao mundo o que se tornou o programa de Redução do Stress com Base no Mindfulness, no ano de 1979, descreve isso como “a conscientização que surge ao prestar atenção, de propósito, no momento presente, sem julgamento, a serviço da autocompreensão e da sabedoria”.
Em vez de agir e reagir no piloto automático, estar atento permite analisar os sentimentos de stress e ansiedade, do ponto de vista do observador.
Exercício prático:
1. Escolha um lugar confortável e tranquilo, garantindo que não será incomodado por um período de 15 minutos, aproximadamente;
2. Pode sentar-se no chão, de pernas cruzadas, ou numa cadeira. O importante é que mantenha a postura correta e esteja sentado de forma confortável. Os seus pés devem tocar no chão. Feche os olhos;
3. Comece por observar a sua respiração. Observe a respiração a entrar e a sair do corpo. Não force ou altere a respiração. Respire naturalmente e possibi- lite as mudanças de forma natural;
4. Se a sua mente divagar, não tem problema. Dê espaço a esse pensamento e logo volte, calmamente, a atenção para a sua respiração;
5. Pode fazer um scanner do seu corpo, começando nos pés. Sinta o toque no chão. Suba, pelas pernas, e sinta a roupa a tocar na sua pele;
6. Pode colocar as suas mãos no abdómen e sinta como se move aquando a inspiração e expiração. Sinta o ar a entrar pelas suas narinas;
7. Continue a observar a sua respiração. No final da prática, observe como a sua mente e o seu corpo se sentem e, lentamente, volte a sua atenção para o local ao seu redor.
PRÁTICAS APLICADAS ÀS ROTINAS DO QUOTIDIANO
As práticas de Mindfulness podem ser subdivididas em formais (exercícios de respiração estruturados) ou informais (vivenciar situações do quotidiano de maneira plenamente consciente, com atenção plena no que está a acontecer). Pequenas atividades da nossa rotina diária possibilitam a prática: ao lavar a louça, ao caminhar, ao escovar os dentes, entre outras.
O Mindfulness é um treino mental. Adotar uma mente plena e consciente do “Aqui e Agora” é adotar um outro ponto de vista, uma nova forma de pensar e agir. Como num exercício físico, é necessária uma prática regular, disciplina, para verificar resultados e para que estes permaneçam no dia a dia. Não existe a forma mais ou menos certa de praticar a meditação. Esta não tem hora mais certa ou mais errada. Tudo depende da sua intenção, paciência e persistência. O reconhecimento é a qualidade de conhecer a sua experiência como ela é e, a auto- confiança, surgirá com a prática.
Para terminar, o Mindfulness não é uma fórmula temporária, mas sim, um estilo de vida para apren- der e aplicar na quarentena e levar para fora desta.
Catarina Fernandes
Filósofa e Socióloga. Mindfulness Practitioner.