Geralmente, sempre que vamos a um museu, é possível ver um indicativo que nos alerta para que não toquemos, em circunstância alguma, nas peças de arte. Já no Hispanic American Museum of Art Isaac Fernández Blanco, em Buenos Aires, capital da Argentina, a história não é bem assim. Ainda que durante um espaço de tempo limitado, os visitantes deste museu foram convidados a quebrar as regras por um bem maior: a prevenção do cancro da mama.
O que levou à realização deste desafio foi a campanha “The Art of Self-Examination”, que fazia o apelo ao auto-exame, pelo menos uma vez por semana. Tendo em conta essa mesma razão, os visitantes tiveram, também eles, a possibilidade de tocar nas obras de arte expostas no museu, uma vez por semana. Especialmente, naquelas em que se encontram exibidos seios, já que o objetivo era detetar alterações como nódulos.
Numa campanha que coloca a arte ao serviço da saúde, através de exemplos demonstrativos de problemas reais assinalados pela comunidade científica, a Macma (organização sem fins lucrativos) e a agência criativa David Buenos Aires assumiram um papel de destaque, no que à realização da mesma diz respeito.