O conceito que já ajudou mais de 25 mil empresários em 23 países chega a Portugal. A partir de abril, os empresários portugueses vão poder contar com uma preciosa ajuda na gestão dos seus negócios, com a chegada da The Alternative Board (TAB) a Portugal. Fundada nos Estados Unidos em 1990, por Allen Fishman, o seu método comprovado ajudou mais de 25 mil empresários em 23 países ao longo de mais de três décadas de existência.
O conceito é simples: cada grupo (board) da TAB pode ter até dez membros, de áreas de negócio não concorrenciais, que reúnem uma vez por mês e, com apoio de um facilitador, se ajudam mutuamente a traçar não só as suas metas, como a forma de as alcançar, aproveitando assim a experiência dos seus pares para o ajudar a palmilhar o seu próprio percurso. Cada empresário reúne também a sós com o facilitador uma vez por mês, para ter acompanhamento personalizado do seu desenvolvimento e caminho a percorrer.
Sem a possibilidade de ter um conselho de administração como as grandes empresas, onde as decisões são debatidas por especialistas e as responsabilidades partilhadas, muitos empresários estão sozinhos na hora de decidir o rumo dos seus negócios. O objetivo da TAB é o de recriar esses conselhos de administração com outros empresários, criando um ambiente de entreajuda para que todos possam alcançar os seus objetivos estratégicos.
O caminho do empresário é, assim, percorrido em conjunto com os seus pares, que estão a passar ou já passaram pelos mesmos desafios, sendo estes ultrapassados de forma mais rápida – ou evitados pela partilha de conhecimento e experiências – sem nunca perder de vista os objetivos individuais de cada um. Além dos boards, os membros da TAB têm também acesso ao coaching individual, palestras e workshops com oradores
especializados.
Segundo Rita Maria Nunes, Directora Geral TAB em Portugal “O foco na TAB, mais do que os números são as pessoas. Nem todos os empresários têm como prioridade aumentar a faturação da empresa, para alguns pode ser a melhoria dos processos, para outros pode ser preparar a reforma ou até passar mais tempo com a família e como tal, não há um método único de potenciar o seu desenvolvimento. A vantagem da TAB é que contamos não só com o expertise dos facilitadores formados no nosso método, como com a experiência de outros membros que através das suas vivências terão perspetivas únicas sobre os negócios.”
O sucesso do método fala por si. Um estudo de 2019 revelou que os membros da TAB faturam em média 2,5 vezes mais do que os negócios concorrenciais na mesma área geográfica e se um empresário tiver cumprido todos os passos recomendados e não vir qualquer melhoria após 90 dias, o valor investido na TAB é-lhe devolvido na integra, o que em 32 anos e 25 mil empresários depois, aconteceu apenas em quatro ocasiões.
“Ao longo do nosso percurso escolar, há pouca formação para se gerir o próprio negócio e a liderança é, na maioria das vezes, um caminho solitário. Na TAB, esse caminho é percorrido com pares, com o complemento do coaching individual, workshops, palestrantes especializados e ferramentas de negócios experimentadas, para que o empresário se sinta apoiado e mais seguro em todas as suas decisões estratégicas” acrescenta Rita Maria Nunes.
A TAB está a formar o seu primeiro board em Portugal a partir de Abril de 2022, com algumas sessões experimentais agendadas para potenciais candidatos.
Se tiver interesse em saber mais sobre a TAB e conhecer o método, pode consultar o site www.tabportugal.pt.