1- Quais são as características indispensáveis a uma boa marketeer?
Criatividade, empatia, capacidade analítica, pensamento estratégico, visão, curiosidade e escuta ativa, estas são algumas das características essenciais para um bom marketeer. Na minha opinião um bom profissional de marketing tem de saber gerir a sinergia entre as necessidades e “dores” do cliente e a visão e objetivos da empresa e cada uma destas características é essencial para esta gestão estratégica.
2- O que é que precisa de mudar para que uma mulher em posição de destaque deixe de ser notícia?
Acho que essa realidade é mais visível nuns setores de atividade do que noutros e sinto que na área de marketing as mulheres se têm afirmado cada vez mais e não causam tanto “surpresa”.
Contudo, sei que a realidade de forma mais transversal não é essa.
No meu ponto de vista a mudança tem de ser mais profunda do que apenas a nível empresarial. Enquanto na sociedade as mulheres forem vistas como as principais cuidadoras da família, e não se mudarem verdadeiramente as mentalidades para uma visão mais integrativa de que pai e mãe tem papeis equiparados, uma realidade cada vez mais recorrente, continuaremos sempre a ser preteridas ou prejudicadas.
3- Diriam que um homem, para chegar onde vocês se encontram hoje, teria de fazer os mesmos sacrifícios?
Ás mulheres é exigido sempre mais, seja a nível profissional ou pessoal e isso significa mais sacrifícios e a necessidade de provar sempre mais para chegar aos mesmo patamar. Vejo, contudo, sinais positivos e de grande mudança e acredito que temos dados passos largos para a paridade.
4- Numa sociedade onde os homens ocupam a maior parte dos cargos de destaque, uma mulher líder sente mais pressão em fazer um bom trabalho?
Trabalhando numa empresa maioritariamente de líderes femininas, não sinto no meu dia a dia essa realidade. Acho que a “pressão” de fazer um bom trabalho deve na verdade a exigência e dedicação que qualquer profissional deve colocar no seu trabalho, mas sim, de um modo geral, essa é uma realidade em muitas empresas e meios profissionais.
5- Que conselho dariam a uma mulher em início de carreira, com o desejo de alcançar uma posição de destaque na área do marketing?
Apostar numa visão 360o, nunca parar de aprender e fazer da empatia uma capacidade de excelência para saber analisar todos os públicos (internos e externos). Assim, poderão ter uma visão estratégica, tanto da gestão da sua carreira, como do seu trabalho.
E também importante não se deixar influenciar pelas estatísticas da paridade entre géneros. Os números não estão ainda a nosso (das mulheres) favor, mas a melhor ferramenta que podemos ter para os contornar e equilibrar é a excelência profissional em todos os projetos em que nos envolvemos.