“ATRAVÉS DOS ALOJAMENTOS DOU A CONHECER O NOSSO PAÍS E A NOSSA CULTURA”

Irina Peixoto, CEO da Oh My Guest
Irina trabalhou na aviação por mais de uma década. Depois de visitar inúmeros países, decidiu assentar em Portugal e criar uma empresa de Gestão de Alojamentos Locais. O amor por contar as histórias de cada lugar, satisfazer as necessidades dos hóspedes e partilhar a cultura portuguesa motivaram-na a continuar e superar os obstáculos da pandemia.

 

Durante 13 anos, Irina passou grande parte do seu tempo nas nuvens, a trabalhar como assistente de bordo e Planning and Crew Control. Viajou para diversos países e conheceu culturas diferentes. Foram tempos de aprendizagem constante, tanto a nível de metodologia como de gestão de stress. Apesar de gostar do trabalho, as saudades de Portugal estavam sempre presentes em cada viagem. Por isso, decidiu aliar o seu gosto pelo turismo ao amor pela sua casa e criar uma empresa que a permitisse contactar com novas realidades sem sair do país. A Oh My Guest surgiu em maio de 2018 e foca-se na gestão completa de Alojamentos Locais. “Foi algo que foi fluindo. O gosto pelo turismo aliou-se à vontade de dar a conhecer o nosso Portugal tanto aos de fora como aos nacionais”, conta Irina. As oportunidades surgiram inicialmente na zona de Lisboa e Setúbal, mas gradualmente alargaram horizontes, estando atualmente presentes de Norte a Sul do país.

A sede é em Santa Iria de Azoia mas a CEO desloca-se para todo o lado, porque faz questão de conhecer pessoalmente todos os proprietários, alojamentos e membros da equipa. “É importante criar este elo e isso não se faz no escritório – o meu escritório acaba por ser no carro”, brinca.

Para Irina, a Gestão de Alojamentos Locais é muito mais do que um negócio – é uma paixão. Cada alojamento local é diferente e único, com uma história que ajuda a contar. “Apaixonei-me pela minha empresa e por aquilo que ela proporciona a quem recorre a ela. Hoje orgulho-me de dizer que através dos alojamentos dou a conhecer o nosso país e a nossa cultura”, afirma. Criar um Alojamento Local é um procedimento complicado e a Oh My Guest apresenta soluções para facilitar o processo, desde a comunicação e limpeza até ao check in e check out. Para cada cliente, oferece respostas personalizadas para os seus problemas – “a ideia é saírem todos a ganhar: os hóspedes, os proprietários e nós.”
A confiança é um fator importante em todos os negócios e por isso mantém uma relação de grande proximidade entre os seus colaboradores – só assim se alcança um bom ambiente de trabalho que se traduz em serviços de qualidade. “Qualquer um de nós, tenha ele a função que tiver na empresa, é importante para a
máquina funcionar”, explica Irina Peixoto.

Num momento de crescimento da empresa, a pandemia surgiu e alterou os planos. “Ninguém estava minimamente preparado”, relembra a CEO. Foi necessário reestruturar a dinâmica da empresa para se adaptar à nova realidade – alterou o foco no turista
estrangeiro para se concentrar nos portugueses e nas suas necessidades. “Transformei os nossos alojamentos para turistas em alojamentos para empresas e desta forma minimizar o impacto da pandemia”, explica a empresária.
Em retrospetiva, depois de um ano e meio repleto de dúvidas e desafios, Irina arriscaria tudo de novo. Olha para este período como um momento de aprendizagem, que demonstrou a sua capacidade de resolver e contornar situações complicadas. “Não podemos ter medo e deixar de fazer aquilo que gostamos. Ao longo da vida vamos ter sempre obstáculos, uns mais complicados que outros. O segredo é não baixar os braços e seguir em frente”, acrescenta.
Como muitas outras mulheres no mundo empresarial, teve obstáculos acrescidos pela descriminação de género. Em vários momentos da sua carreira, sentiu que o fato de ser mulher condicionou alguns negócios. “Como em todas as áreas, nem sempre a mulher é vista como uma figura credível. Mas é importante que isso nunca nos afete”, afirma Irina.

A Oh My Guest está a explorar vários setores do mercado turístico. Para além da gestão total de alojamentos, têm ainda parcerias com outras empresas na parte da prestação de serviços que pretendem expandir. Recentemente iniciaram ainda uma área de formação especializada direcionada para formar profissionais para o alojamento local. “Esta formação era dada apenas internamente mas agora vamos iniciar a formação certificada para todos os que queiram desempenhar as suas funções dentro das exigências do mercado.” Estas exigências passam por dominar a “arte do bem receber” – ser um anfitrião disponível e dedicado aos hóspedes, sempre com um sorriso nos lábios, e “acima de tudo com gosto por aquilo que se faz”, descreve Irina.