QUEM É QUEM: Aida Chamiça, Executive Coach

Aida Chamiça

LIDERAR A MUDANÇA. CONSTRUIR O FUTURO

Aida Chamiça, coach executiva de gestores de topo há mais de 15 anos, cria agora uma nova marca vocacionada para os outros níveis de liderança. Em breve vai lançar um programa de desenvolvimento vertical de líderes.

São muitas as novidades e apesar de não podermos ainda revelar muito neste artigo, partilharemos o mais importante: a história de uma mulher que tem mantido a sua liderança no mercado do coaching de executivos de topo em Portugal. A par com outros profissionais de coaching credenciados, investe no seu desenvolvimento contínuo e está regularmente em coaching supervision, para oferecer o melhor de si e o melhor que emerge no mercado internacional.
O seu caminho foi por onde a levou o coração, o sentido de propósito e também uma boa dose de sorte. Não sabia que era uma líder. Era apenas dotada de uma enorme curiosidade, determinação e elevados standards de qualidade. A maior parte do seu percurso profissional foi em consultoria de gestão, na área de gestão da mudança, tendo sido Senior Manager na Accenture até 2003. Fez em 2003 o primeiro curso de qualificação profissional em coaching, em Portugal, acreditado pela ICF, a maior e mais reputada entidade isenta de credenciação de coaches no mundo. E daí até ser a primeira coach portuguesa a obter o nível de credenciação MCC (Master Certified Coach) pela ICF e a primeira portuguesa certificada internacionalmente como Coach Supervisor, pela EMCC, nada ficou ao acaso.
Sonha em grande e constrói o teu caminho com solidez. “Um passo de cada vez!”, este podia ser o seu lema. O sonho era e continua a ser grande: tal como um treinador de atletas olímpicos, ajudar os líderes de topo a estar no seu melhor, usando os seus talentos e fazendo das vulnerabilidades forças, para liderarem a mudança, criarem o futuro e contribuírem para o avanço da humanidade!
Inspirada pela força deste propósito, começou por definir com clareza a sua visão e objetivos e os passos que a levariam a cumprir, à sua escala, este propósito. Contratou um programa de coaching com uma reputada coach internacional, numa altura em que o coaching começava a dar os primeiros passos no nosso país. Esse programa de coaching foi o primeiro, de muitos. Uma vez amadurecido o pensamento estratégico, estruturados os objetivos táticos e desenhado o plano de ação, os passos seguintes foram-se sucedendo com solidez e coerência: selecionou os mercados mais maduros em coaching executivo, foi aprender com os melhores e investiu, anualmente, em formação e especializações, em mentoria e coaching supervision com coaches mais experientes, ou com metodologias diferentes. E nunca mais parou. Sempre a fazer especializações, trazendo para a prática a robustez do conhecimento e investigação mais recentes, criando o seu próprio estilo, metodologia e ferramentas de coaching, em alinhamento com os mais elevados standards internacionais.

Esta pandemia, que apanhou a todos de surpresa, trouxe o pior e o melhor. O pior, no sentido em que nos pôs em contacto com a nossa vulnerabilidade coletiva. O melhor, porque nos pôs a sentir e a pensar de forma mais intensa e conectada. Confrontou- nos   – se a isso nos permitimos – com reflexões sobre o sentido da vida e o propósito.

Aida Chamiça revisitou o seu propósito e concluiu que era preciso sonhar mais alto! Desafiar o medo coletivo da recessão económica e levar todos os líderes a estar em seu melhor e a superarem-se. Não apenas os gestores de topo como antes, mas todos! Os gestores de topo precisam de líderes à altura dos desafios da pandemia e pós-pandemia. Líderes com capacidade de levantar os olhos das questões táticas e operacionais e terem conversas poderosas com as suas equipas. A criar sentido de propósito, agilidade e flexibilidade para liderar a mudança que os gestores de topo desenham em conversas partilhadas. Os gestores de topo precisam de líderes que criem equipas cada vez mais autónomas e responsáveis, que possam trabalhar em modelos mistos, sem perda de coesão e propósito. As organizações precisam de líderes que operem em modelos colaborativos, usando a inteligência coletiva e com consciência da complexidade dos sistemas, movidos por um sentido de propósito galvanizador. Capazes de criar o futuro, em lugar de ser reativos. De liderar equipas que colaboram entre si, conscientes de que só assim é possível ir à frente a criar! E de perceber que só assim podem ser ágeis e chegar longe, mesmo quando o caminho é incerto, com múltiplos obstáculos e níveis de complexidade invulgares. E foi nesta vibração elevada, inspirada pela vontade de fazer  parte deste movimento orgânico positivo que irá reerguer o país, que decidiu assumir a sua parte: criar uma marca que complete o puzzle. Agora, para além de prosseguir no coaching executivo de gestores de topo, forma coaches profissionais credenciados na metodologia, assegura o alinhamento com os elevados standards de qualidade a que habituou os seus clientes e expande os serviços a todos os níveis de liderança, com serviços que vão para além do coaching executivo e abrangem toda a área de desenvolvimento vertical de líderes. O primeiro programa está a ser co-construído com interlocutores de 15 grandes empresas nacionais e multinacionais. O piloto já está vendido e vai arrancar em outubro deste ano. E vai haver mais novidades em breve. Para se manter informado, siga Aida Chamiça no Linkedin. Ela promete que a sua rede será a primeira a saber! Partilhará também conteúdos e informação úteis a todos os líderes que não querem faltar à chamada: liderar a mudança. Construir o futuro!