Nas agências da Decisões e Soluções da Lourinhã e Caldas da Rainha encontramos uma equipa especializada no apoio à compra ou arrendamento de um imóvel, intermediação de seguros ou crédito. Filomena Esteves é a diretora das agências que, juntamente com o seu sócio Carlos Guerra, têm o objetivo de aumentar as equipas, de forma a corresponder às necessidades dos clientes.
É diretora da Decisões e Soluções das agências da Lourinhã e Caldas da Rainha, a maior rede de consultoria imobiliária e de intermediação de crédito. Que balanço faz, enquanto gestora das equipas destas agências?
O balanço é bastante positivo. Iniciei como consultora em 2013 numa agência em Lisboa, mas por motivos de negócio, e o querer alcançar outro nicho de mercado, deslocalizaram para a zona do Oeste, e nessa altura assumi a direção, junto com o meu sócio Carlos Guerra. Desde 2015 que estamos no Oeste, Lourinhã, e há cerca de um e meio começamos a construir uma equipa na cidade das Caldas da Rainha, que hoje já está de portas abertas para apoiar todos os clientes que nos procuram. Temos equipas coesas, experientes nas áreas que operam e sempre prontas para apoiar.
Como caracteriza a Decisões e Soluções?
A Decisões e Soluções é, sem dúvida, uma rede que conjuga as 5 áreas de negócios, onde todas elas se conjugam. Ou seja, para comprar um imóvel, ou necessita de recorrer a crédito. O próprio crédito em si, comporta seguros obrigatórios onde também procuramos as melhores condições de preço versus coberturas. E caso, a casa necessite de obras, temos os parceiros ideias para apresentar orçamentos. O melhor de todo este serviço, à exceção da Mediação Imobiliária onde existe uma comissão acordada, é o facto de ser um serviço gratuito para o cliente.
De que forma a empresa dá resposta ás necessidades dos clientes?
A Decisões e Soluções Lourinhã e a Decisões e Soluções Caldas da Rainha, celebrou protocolos para as áreas de negócio que trabalha, no sentido de sermos assertivos e apoiarmos o cliente num curto espaço de tempo. No que respeita aos seguros trabalhamos com várias companhias de seguros com prémios que conseguem ser substancialmente melhores que as congéneres. Na Intermediação de Crédito, o protocolo existente com a Banca permite-nos ter respostas de pré-aprovação no imediato. Na procura e na venda dos imóveis, partilhamos com todas as redes, num sistema de comissões que só a Decisões e Soluções tem. Nas restantes áreas, obras e construção, as parcerias com construtores locais, permite também apresentar orçamentos mais baixos.
O aconselhamento personalizado é a marca identitária da Decisões e Soluções?
A Decisões e Soluções no seu conceito de 360º, assenta mesmo no aconselhamento personalizado. Para isso temos formação facultada pelo Master em todas as áreas de negócio, para que as equipas estejam sempre ocorrentes das alterações que possam
existir e informadas de tudo o que haja novo.
Qual o perfil dos vossos clientes?
Os clientes que nos procuram são maioritariamente portugueses. Alguns que estão a sair da grande cidade, outros porque são já naturais dos concelhos onde estamos e querem uma casa para habitação permanente ou segunda habitação. O que se verificou este ano de 2019, foi realmente um aparecer de clientes vindos de outros países, que numa primeira abordagem vem visitar, arrendam e depois numa outra visita já é para comprar, servindo estas casas para férias, e posteriormente para habitação permanente.
Na hora de comprar um imóvel, o que é mais valorizado?
Aquando da compra de um imóvel têm-se notado que os clientes valorizam muito o espaço exterior. Se for um apartamento procuram saber se tem bom espaço de varanda, ou terraço. A localização é outro fator de análise, cada vez é mais procurado imóveis perto de escolas, serviços, transportes públicos. É claro que não se pode esquecer da garagem ou do lugar de estacionamento. Atualmente as pessoas primam por chegar a casa e terem um local para estacionar, um espaço ao ar livre para estar, e estarem perto de tudo que é importante para elas.
Para 2020, quais os objetivos das agências que representa?
Em 2020 tenho como objetivo, junto com os diretores que me acompanham, fazer crescer a nossa equipa de consultores e aumentar a nossa faturação de forma substancial. Já tenho consultores a trabalhar comigo há mais de 4 anos, e eles são o apoio para a formação dos novos consultores. Continuamos a consolidar as duas agências no mercado onde estamos implantados, recorrendo aos meios de comunicação e digital para o efeito.