Conselhos para trabalhar a partir de casa em tempos de Covid-19

Conselhos para trabalhar a partir de casa em tempos de Covid-19

A missão é impedir a propagação de Covid-19, que já contaminou mais de 146 942 mil pessoas em todo o mundo, e que está a justificar uma onda de teletrabalho. Portugal já conta com 169 casos de infeção.

Aos poucos, várias empresas portugueses,  EDP, Altice Portugal, Sonae, Tribunal Superior do Trabalho, entre outras, estão a mandar para casa trabalhadores de diferentes áreas e competências numa resposta de contingência. 

A Revista Liderança no Feminino, deixa alguns conselhos para trabalhar a partir de casa como se estivesse no escritório, eis seis dicas para tomar nota.

1. Ter uma lista diária de objetivos concretizáveis

  • Ter sempre uma lista de tarefas tarefas que executo para cada cliente e ir fazendo o ‘check’ quando terminar.
  • Definir os objetivos a cumprir, as respetivas datas de entrega e os horários de trabalho.

2. Estabelecer uma rotina de trabalho

  • Acordar cedo, tomar banho, tomar o pequeno-almoço, vestir, tudo igual como se fosse trabalhar fora de casa.
  • A importância de definição de horários. Estabelecer horários para uma rotina de trabalho funcional, em casa, é  fácil a distração. Estabelecer um horário de funcionamento habitual: das 09h às 17h,
  • Se o seu trabalho é mais criativo, deixe as tarefas mais criativas para as primeiras horas da manhã. Para a tarde ficam os trabalhos mais mecanizados, em que quase não precisa de pensar.

3. Criar um ambiente de trabalho apropriado

  • Na impossibilidade de se ter uma divisão destinada apenas ao trabalho a full-time, teremos que nos adaptar a uma das divisões da casa, seja quarto ou sala. O importante é criar uma área de trabalho dentro de casa. Não é por trabalhar em casa que se pode trabalhar deitado na cama.

4. Trabalhar, fazer a gestão do tempo e as pausas

  • Nos escritórios fazemos a pausa do café, em casa faz-se o mesmo. Pausa para relaxar, esticar, andar, falar ao telefone, beber um café, comer.
  • Não se deve trabalhar mais do que uma ou uma hora e meia de seguida.

5. Vestir-se e não trabalhar de pijama

Manter a rotina, o nosso duche, vestir como se fosse  trabalhar no exterior. A qualquer momento, poderemos ter uma videochamada.

6. Manter contacto com colegas e chefias

  • O contacto promove a eficácia do trabalho — e que evita a falsa sensação de liberdade que pode ocorrer quando se  trabalha em casa.
  • Contornar a questão do isolamento pode ser feito de várias formas, como aproveitar para  manter contacto com as pessoas de quem se gosta por vídeochamada ou através das redes sociais.