A Qualidade Superior do Vinho Alentejano

Patrícia Peixoto

A Casa Santa Vitória pertence ao Grupo Vila Galé e produz os melhores vinhos e os melhores azeites alentejanos. Prima pelo respeito à natureza, à uva e à casta. Conheça connosco os vinhos que aqui são produzidos.

A Santa Vitória, fundada em 2002, e pertencente ao Grupo Vila Galé aposta no que de melhor se produz no Alentejo. Como surgiu o investimento nos vinhos e azeites alentejanos?

A Casa de Santa Vitória é uma empresa do Grupo Vila Galé, focada na produção e comercialização de vinhos e azeites alentejanos de qualidade superior e surge fruto de uma paixão pelos produtos ligados à terra.

A aposta na tecnologia é fundamental para elevar a qualidade dos vossos produtos?

Sem dúvida. Temos a felicidade de ter uma adega bem equipada, onde não falta o que de mais moderno se pode ter para o tipo de enologia que queremos praticar e para os vinhos que desenhamos.
Poderiam estender-me bastante neste ponto tão importante, mas resumidamente, temos algumas técnicas antigas como, apanha manual, lagares de pisa a pé, mas hoje algumas modernizadas com tecnologia mais recente. Desde robôs que simulam a pisa a pé, lagares de inox, enfim são alguns exemplos. Hoje sabe-se muito mais do que no passado, mas o que é engraçado é que as técnicas permanecem, foram sim, aperfeiçoadas e modernizadas.
Assim a qualidade é diretamente afetada, hoje temos vinhos que podem ser consumidos já ou que podem ser consumidos daqui a 10 anos, e sem duvida o melhoramento da tecnologia está diretamente relacionado com essa evolução.

Podemos afirmar que o segredo dos vossos vinhos é o estágio em barricas de carvalho de elevada qualidade?

Não podemos simplificar dessa forma. São tantos os detalhes que podemos mencionar e que estão por trás dessa qualidade que procuramos diariamente, e não apenas na época da vindima.
São por exemplo, e garantidamente o respeito à natureza, às uvas, a escolha das castas que optamos por plantar na nossa herdade, aliás a diversidade que existe nesse conjunto, os detalhes, os cuidados constantes, análises e uma vez mais uma adega bem equipada tecnologicamente, controlos de frio, importantíssimo aqui no Alentejo, os Enólogos, enfim são alguns dos ativos que nos ajudam a caminhar no sentido que pretendemos que é garantir vinhos de qualidade todos os anos em toda a nossa gama.
As barricas de carvalho, consideramos que sim são importantes, pelo impacto e alterações que conseguimos impor nos vinhos, como aumento de estrutura, volume, etc, mas não são de todo o protagonista/ figura principal. Essa deve-se às uvas, à casta, ao terroir.

 Como caracteriza os vinhos de Santa Vitória?

Temos uma gama de vinhos diversa, mas não extensa, ou seja queremos acima de tudo dar diferentes opções para diferentes gostos, diferentes pessoas e diferentes momentos de consumo. Vinhos que casam bem como aperitivos, ou a acompanhar bons pratos da nossa cozinha e um vinho que pode ser uma boa opção para algumas sobremesas, não muito doces, que é o caso do nosso Santa Vitória Espumante Extra Bruto.
A nossa gama divide-se em, Gama versátil (Branco, Tinto e Rose) com um estilo muito leve, são vinhos de lote jovens e frutados que vão para o mercado muito cedo, mesmo antes de completarem um ano, não tem estágio e preservam uma intensidade aromática bem interessante, sendo a gama ideal para acompanhar pratos leves. Passando para a nossa gama Santa Vitória (Branco Tinto e Rosé), são vinhos de lote mais complexos em que no caso do tinto há um estágio em barricas usadas, ou seja não são de 1. º ano, e portanto será uma gama de vinhos mais adequada para acompanhar pratos já com algum “peso”, tempero, charcutaria, queijos, caça, etc.
Na gama premium, temos o Santa Vitória ria Grande Reserva Tinto, Santa Vitória Grande Reserva Branco, o Monocasta Santa Vitória Touriga Nacional e o Inevitável. Estes Últimos são vinhos muito complexos com grande volume, estrutura e final de boca. São vinhos com grande longevidade e que requerem um momento gastronómico especial. Todos estagiaram em Barricas novas durante 12-14 meses na nossa cave de barricas climatizada.

E os azeites produzidos na Herdade da Malhada?

Ainda bem que coloca essa pergunta. Os azeites no geral tem vindo a assumir cada vez mais importância e ouve se falar mais em azeite hoje do que alguma vez se ouviu. O consumo de azeite em vários países não para de aumentar.
Uma das razões é porque se descobriu os benefícios para a saúde mas também o prazer ao consumir.
Temos plantada nos nossos olivais cerca de 7 variedades de azeitona. Procuramos um equilíbrio nos parâmetros analíticos para determinar a data de colheita de cada variedade, rapidez na entrega da azeitona e garantir que a azeitona chegue integra e sã ao lagar. Aqui são mantidos os cuidados constantes e a extração ocorre nas temperaturas corretas, ou seja o azeite é extraído a frio. Em meados de Outubro iniciamos a apanha, no inicio da estação, seguindo todos os detalhes que nos garantem a qualidade do nosso azeite.
No final conseguimos azeites com níveis de acidez baixos entre 0.2-0.3 máximo, o que o torna saudável e com características organoléticas atrativas como verde, ligeiro amargo e picante. Um azeite que se sente boa estrutura e pede para ser consumido a cru para finalizar pratos por exemplo. Eu pessoalmente finalizo todos com o nosso azeite, e nem manteiga mais uso no pão.

Como analisa o posicionamento dos vinhos alentejanos no mercado nacional?

Atualmente os vinhos mais consumidos em Portugal são os vinhos provenientes da região do Alentejo. São variadas as razões que apoiam essa tendência. O seu perfil é uma das características mais procuradas.

O enoturismo é uma mais valia para quem vos visita. Quem vos procura? O que dizem do espaço?

Sem dúvida vida. Temos uma herdade fantástica, com tanta coisa a acontecer por lá . São 1620 hc para desbravar. Assim que os clientes chegam ao hotel ou adega são informados acerca de tudo o que há neste espaço, 127 hc de vinha 150 de olival, 100 hc de fruta, animais para ver e alimentar, atividades equestres, workshops de cozinha, passeios de balão, moto 4, bicicleta, enfim, tantas coisas para fazer. Na adega temos 2 vezes por dia visita guiada com prova de vinhos e muita explicação sobre tudo o que lá fazemos. Na altura da vindima proporcionamos aos clientes uma experiencia única com contacto com os trabalhos na adega durante esses dias onde tudo acontece intensamente e claro, a pisa a pé nos nossos lagares, ao som de ritmos alentejanos. O feedback é muito positivo e normalmente expressam-se como sendo uma “experiência inesquecível”.

Para finalizar, gostaríamos que fizesse um convite às nossas leitoras.

Tudo o que foi falado não dá para exprimir tudo o que realmente temos para oferecer, só experimentando e vivendo.
Mas o momento alto é sem dúvida vida experimentar no nosso restaurante do hotel Vila Galé Clube de Campo a nossa gastronomia bem tipicamente Alentejana harmonizada com os nossos vinhos, e aí sim, a vontade e voltar é garantida.
O impacto é bem maior quando, mesmo já conhecendo a marca, as pessoas visitam o produtor e as pessoas que estão por trás do projeto, por isso deixamos o convite a todos os que nos quiserem visitar, ver e sentir aquilo que todos os dias nos faz acordar de manhã com grande animação, envolvimento e entusiasmo.
“wine tastes better at source”.