Bluegrowth com agenda de inovação para o combate à pobreza, à fome, à sede, à doença e às desigualdades no Mundo.
Os sistemas OffGridBox, de dessalinização e purificação de água, estão a revolucionar a vida das comunidades rurais em África e no Médio Oriente. Irrigar os campos para combater a fome, purificar a água para combater as doenças, gerar rendimento para combater a pobreza, empregar mulheres para combater a desigualdade. Estes são os mantras que orientam a ação da Bluegrowth nos lugares mais remotos do Planeta,nos quais o acesso a água potável é uma miragem.
Segundo a Unicef, 1,2 bilhões de pessoas (35% da população mundial) não têm acesso a água tratada, 10,2 bilhões de pessoas (43% da população mundial) sem acesso a saneamento básico, resultando, anualmente, em dez milhões de vítimas mortais de doenças transmissíveis pela água, como é o caso da cólera, da febre amarela, da diarreia infeciosa, do tifo, entre outras.
Cerca de 97,5% da água existente no Planeta é salgada e apenas 2,5% corresponde à reserva de água doce que se encontra congelada nas calotas polares e nos cumes das altas montanhas. São somente 0,3% da água dos rios e dos lagos de que a população mundial depende para sobreviver.
A resposta a este desafio que se projeta surge com o inovador sistema de dessalinização e purificação de água, capaz de produzir água de qualidade para satisfazer as necessidades de uma comunidade de 1500 pessoas. As OffGrifBox são instaladas em apenas 3 horas, são operadas e monitorizadas remotamente e podem funcionar ininterruptamente até 10 anos, sem necessidade de qualquer substituição de equipamentos. Os seus painéis solares garantem uma operação de bombagem e de tratamento de água, neutral em emissões de carbono.
Das comunidades rurais para as cidades inteligentes
No Continente Africano, a média de consumo de água por pessoa é dez a quinze litros/dia per capita. Já em Nova York, o consumo de água potável atinge os dois mil litros/dia per capita. A rega dos espaços verdes compreende uma fatia significativa da fatura de água das cidades e da pegada ecológica que as comunidades urbanas colocam sobre o planeta.
Em 2020, a Bluegrowth projeta ir para além das comunidades rurais e lança o desafio às cidades portuguesas, apresentando um sistema preparado para apoiar nos municípios a dessalinizar, purificar e reciclar a água para a rega dos espaços verdes, utilizando unicamente o sol como fonte energética.