À frente da direção da Professional Women Network (PWN Lisbon) desde 2022, Paula Perfeito acaba de ser reconduzida na presidência da organização para o triénio de 2025 2027. Este será o segundo mandato depois de um primeiro que permitiu à organização alavancar exponencialmente o seu crescimento, desenvolvimento e visibilidade, bem como o seu reconhecimento como parceira de referência do país para a diversidade organizacional.
A PWN Lisbon, organização global com uma visão estratégica para a liderança e o talento, tem vindo ao longo dos últimos anos a destacar-se pela sua posição consolidada, em número de membros e parceiros e maturidade dos seus programas, no contexto do universo das 25 City Networks da PWN Global, a casa mãe. Paula Perfeito reforça, em jeito de retrospetiva, que «a PWN Lisbon consolidou, fruto de um trabalho colaborativo com os diferentes stakeholders, a sua missão e é hoje simultaneamente informativa, formativa e performativa, posicionando-se como uma comunidade viva de profissionais e instituições que comunicam e interagem e, com uma estratégia desenhada para a preparação da liderança nos seus diferentes níveis de desenvolvimento, tem vindo a mudar a vida de milhares de pessoas ao longo de 13 anos de atividade ininterrupta em Portugal».
Com vista a concretizar o propósito da PWN Lisbon – de ser referência no contributo para a criação e consolidação de lideranças com impacto, assentes em referenciais de diversidade, igualdade e inclusão-, a equipa liderada por Paula Perfeito levou à duplicação, no último triénio, do número de membros alcançado pela organização nos primeiros dez anos. Só em 2024, o número de membros cresceu 42% face a 2023, atingindo em 31 de dezembro um total de 2658 membros registados na plataforma da PWN Lisbon, abrangendo a totalidade dos perfis atualmente ativos: Premium Members, Corporate Members, Membros Honorários/Voluntários e Free Users/Newsletter Subscribers.
Através dos seus diferentes programas, do Youth ao Mentoring, do Neuroleadership à iniciativa Women on Board, redesenhada mediante uma visão de Engaging All, dos Pequenos-Almoços de Role Model ou Workshops de desenvolvimento de competências de liderança – pelos quais já passaram centenas de mulheres e homens ao longo dos treze anos de atividade da organização –, a PWN Lisbon reforçou a sua proposta de capacitação de líderes com valores e com valor.
A PWN Lisbon tem vindo, ainda, a reforçar e a ampliar de forma determinada o seu ecossistema de parceiros corporativos, que a reconhecem como organização de referência para o desenvolvimento da sua estratégia de diversidade organizacional. São hoje parceiros da PWN Lisbon mais de 50 organizações, do público, do privado e da economia social, nacionais e internacionais, abrangendo marcas representativas dos diferentes setores estratégicos da sociedade, assegurando a transversalidade e a diversidade que caracterizam o tecido empresarial português.
Para o triénio 2025-2027, Paula Perfeito aponta como desafios do crescimento sustentável da PWN Lisbon «a evolução em número e vínculo do universo de membros; a diversificação das parcerias estratégicas; o redesenho da oferta de programas e iniciativas de formação, role model e networking para fazer face ao tempo atual; bem como o enraizamento da organização pela capacidade de agregar stakeholders em torno de uma visão estratégica sólida e influente para a diversidade das organizações, num tempo desafiante e desafiador».
Neste novo triénio, ainda em 2025, serão conhecidos os resultados do Estudo de Impacto solicitado pela PWN Lisbon à equipa da Universidade Católica Portuguesa liderada pelo investigador Carlos Azevedo, com o objetivo de medir a atividade da organização ao longo da sua existência. A auscultação qualitativa e quantitativa do universo de stakeholders envolvidos permitirá aferir o impacto da PWN Lisbon, ao longo mais de uma década, sustentando a convicção de que o exercício preparado da liderança é um fator de governance nevrálgico para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e evoluída.