O SERVIÇO PREMIUM NA DISTRIBUIÇÃO POSTAL DE CORRESPONDÊNCIA

Ana Serrabulho, Diretora Geral Premium Green Mail
Apesar de vivermos num mundo cada vez mais digital, a Premium Green Mail arrisca e surge no mercado como operador alternativo à distribuição postal. Diariamente, os colaboradores da empresa garantem a entrega e a supervisão na rede de distribuição de norte a sul do país, e também na ilha da Madeira. Esta empresa entrega cerca de 3 milhões de cartas/mês, e tem no seu portefólio vários clientes nacionais e internacionais.


COMO SURGE A PREMIUM GREEN MAIL?

A Premium Green Mail (PGM) surgiu pela necessidade do mercado, em particular de alguns dos nossos atuais Clientes, em dispor de uma solução alternativa para a distribuição postal de correspondência. Uma solução alternativa que aportasse, em primeira instância, vantagens do ponto de vista de preço, da sua competitividade, sem prescindir, naturalmente, da qualidade de serviço.

QUAIS FORAM OS MAIORES DESAFIOS NO ARRANQUE DA EMPRESA?
Desafios não faltaram, não faltam e não faltarão seguramente. Criar de raiz todo um projeto, toda uma rede de suporte, humano, técnico, financeiro, comercial, processual, tecnológico, que tem que existir, permanente e independentemente dos volumes de expedição de cada Cliente…é um desafio considerável. A digitalização da sociedade e a desmaterialização que são “tão somente a realidade”… é um desafio incontornável.
Posicionarmo-nos como o Operador Alternativo para distribuição massificada de correio, num mercado que até há bem poucos anos se desenvolvia num contexto de monopólio e que, não obstante a liberalização, continuou durante alguns anos limitado do ponto de
vista concorrencial, é um desafio Herculiano…

QUE BALANÇO FAZ DO TRABALHO DESENVOLVIDO ATÉ AO MOMENTO?

Percorremos o caminho das pedras, literalmente. Percorremo-lo com muita persistência e com muita resiliência. Percorremo-lo com compromisso, com dedicação, com rigor desmedidos. Percorremo-lo nós e todos os nossos os Parceiros e Clientes, que não hesitaram em fazê-lo, que acreditaram juntamente connosco, e que nos acompanham até aos dias de hoje. Pouco mais de dois anos passados, olhamos para trás, recordamo-nos de cada adversidade, mas recordamo-nos sobretudo, e com fervor acrescido, de cada conquista. Em 2019, fechamos o ano com 30 milhões de cartas distribuídas, mais de 30% acima do que em 2018, aumentamos a nossa quota de mercado, e alcançamos o break-even do negócio. Balanço? Sem dúvida positivo

DE QUE FORMA A PREMIUM GREEN MAIL ESTÁ PRESENTE NO TERRITÓRIO NACIONAL?

A PGM dispõe de estrutura própria em 165 códigos postais, entre os quais constam as zonas de Grande Lisboa, Grande Porto, Santarém, Torres Novas, Leiria, Coimbra, Caldas da Rainha, Figueira da Foz, Espinho, Aveiro, Algarve, Madeira. Contamos com cerca de 400 colaboradores, que diariamente garantem a entrega e a supervisão de toda a rede de distribuição de Norte a Sul do País, bem como na Madeira. Temos o privilégio de trabalhar com Clientes de relevo nacional e internacional, dos setores da Banca, Seguros, Telecomunicações, Águas, Eletricidade, para os quais asseguramos a distribuição de cerca de 3 milhões de cartas/mês.

QUAIS AS VANTAGENS EM RECORRER AOS VOSSOS SERVIÇOS?

O preço, constitui ainda um fator determinante para todas as organizações, e é sem dúvida a primeira grande vantagem do serviço prestado pela PGM. Naturalmente que o facto de os serviços por nós presta-dos não se encontrarem isentos de IVA é limitador do
ponto de vista de competitividade, sobretudo para Clientes de alguns setores. No entanto, a vantagem é efetiva e esperamos que o contexto do IVA seja possível de reformular a breve trecho. Mas claro está que, a vantagem de preço, não pode, nem está dissociada da qualidade. De nada serve apresentar um preço competitivo se não garantirmos a entrega da correspondência de forma atempada e na caixa de correio correta. E isto é algo que aparenta ser linear mas, de facto, não o é. Não só porque a dicotomia preço/qualidade é complexa, complexidade esta acrescida num serviço que exige uma estrutura de recursos fixa considerável e que precisa de volume em larga escala para ser rentabilizada. Mas também porque a atividade não se resume a transportar papel e entregar papel. A resumir, resume-se a transportar e entregar valor junto de cada destinatário, valor este que independentemente da forma em que se consubstancia, é vital para quem expede e contrata um serviço de entrega, e de responsabilidade extrema para quem tem a missão de o fazer chegar ao destino. Processos robustos, com elevados níveis de otimização, rastreabilidade e controlo 360º, on-time e on-line, são drivers fundamentais dos serviços que desenvolvemos, customizamos e partilhamos, diariamente, com os nossos Clientes.

QUAIS OS OBJETIVOS PARA 2020?

O ano de 2020 dará, naturalmente, continuidade a objetivos já alcançados em 2019, e que a PGM pretende consolidar, nomeadamente, ao nível de aumento da quota de mercado e da rentabilidade; e, expansão para novas zonas de atuação – não só no Algarve e nas Ilhas, onde iniciou operação no último trimestre de 2019, mas também nas zonas Centro e Norte. A diversificação do portfólio de serviços, bem como novas áreas de negócio a montante e a jusante da cadeia de valor, constituem também objetivos da PGM
para o próximo ano.

O QUE REPRESENTA ESTAR NA PREMIUM GREEN MAIL?

Estar na Premium Green Mail é acima de tudo um privilégio. Um privilégio por desenvolver um projeto desta envergadura, desta responsabilidade, desta ousadia, desde a sua génese. Um privilégio por fazer parte de uma equipa de trabalho extraordinária, única, inigualável que supera os seus limites a cada dia. Um privilégio por contar diariamente com um conjunto Parceiros e Clientes, que confiam e apostam no nosso serviço, que são parte integrante do projeto, que constituem a nossa razão de ser.