Microsoft elege Paula Francisca Fernandes como a Microsoft Power Women de 2024

A Microsoft acaba de anunciar a vencedora da segunda edição do Microsoft Power Women Awards, uma iniciativa internacional com o propósito de dar visibilidade a mulheres que ocupam cargos de liderança no seu ecossistema. Paula Francisca Fernandes, Managing Director da Accenture em Portugal, responsável pela área de Tecnologia, foi a escolhida para receber o prémio deste ano, a nível nacional.

 

Para este resultado contribuiu o facto da executiva ser uma das líderes na Accenture Portugal responsável por uma equipa de mais de 2.000 profissionais altamente especializados nas áreas de tecnologia e Advanced Technology Centers, em localizações como Lisboa, Braga e Coimbra, e que inclui 44% de mulheres.

 

Paula Francisca Fernandes tem-se destacado ao longo da carreira por uma abordagem multifacetada e de forte ênfase na liderança de género. Defensora ativa da diversidade e equidade, tem-se empenhado em promover iniciativas que gerem mudanças positivas e criem um ambiente mais inclusivo.

 

Após ter concluído a sua formação em economia no ISEG, Paula Fernandes iniciou o seu percurso profissional na área de planeamento e gestão num dos principais grupos empresariais do país, tendo chegado depois à multinacional de consultoria de gestão, tecnologias de informação e operações, Accenture, em 2001. Começou como consultora SAP e fez a sua carreira, de mais de 23 anos, até chegar a Managing Director da Accenture, responsável pela área de Tecnologia em Portugal. Durante este percurso foi também professora convidada na NOVA IMS e frequentou ainda o PADE, na AESE Business School, um programa académico para profissionais de alta direção.

 

Receber a distinção Microsoft Power Women Awards é uma honra que fortalece o meu compromisso em abrir caminhos e derrubar barreiras de género, principalmente no setor tecnológico. Dedico este reconhecimento a todas as jovens que aspiram a inovar e liderar, lembrando-as de que a diversidade e a inclusão são pilares essenciais para o progresso e a excelência. Neste momento sinto as energias renovadas para continuar com a minha missão de capacitar as pessoas e as organizações no sentido de aproveitarem a tecnologia e a diversidade para criar valor de uma forma eficiente e cada vez mais ética e responsável”, refere Paula Francisca Fernandes.

 

O Microsoft Power Women Awards consiste numa iniciativa que destaca mulheres que estão a traçar novos caminhos e a alcançar novas metas no setor tecnológico, sem deixar de parte o tema da diversidade e inclusão. Para Abel Aguiar, Diretor Executivo para Canal e Parceiros, da Microsoft Portugal, “trata-se de homenagear mulheres que para além de se destacarem nas suas carreiras profissionais, também desempenham um papel preponderante na diminuição da desigualdade de género dentro das organizações em que trabalham e na motivação de jovens que estão no início da sua carreira. Apesar de as mulheres representarem 49% do emprego total em profissões não-STEM, apenas 29% assumem funções relacionadas com a tecnologia. Para além disso, sabemos que essa representação desce para menos de 18% em cargos de liderança de alto nível. Estamos a investir na liderança feminina e a dar a conhecer mulheres-exemplo que desconstroem o estigma de que o setor tecnológico é um mundo masculino. Queremos mudar esta estatística e é por isso que estamos a libertar todo o potencial do talento tecnológico e a dar destaque a profissionais talentosas de toda a região EMEA”.

 

Este ano o Microsoft Power Women Awards contou com cerca de 400 nomeações que resultaram na distinção de 19 candidatas de 15 países – Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Países Baixos, Noruega, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unidos – e de quatro zonas geográficas da região EMEA, nomeadamente África, Europa Central, Médio Oriente e Sudeste da Europa.

 

As 19 candidatas selecionadas são agora convidadas a participar na segunda edição do Microsoft Women’s Leadership Program, liderado e desenvolvido pela Professora Jennifer Petriglieri, a ocorrer em novembro na INSEAD Business School em Fontainebleau, França. Adicionalmente, os perfis das vencedoras serão também promovidos dentro e fora da Microsoft.