Em 2002, com o nascimento da segunda filha, Susana Pereira tomou a decisão de dar um novo rumo à sua vida profissional. A maior mudança surgiu, em 2015, ao tornar-se sócia da Get SKills, uma empresa que presta serviços de consultoria, certificação, acreditação, controlo de gestão e melhoria da performance das empresas/clientes.
Em entrevista à revista Liderança no Feminino, a CEO da Get Skills afirma que “a camisola do cliente” é também a “camisola da empresa”, e encara a sua posição de líder como colega da sua equipa, a par com a estratégia de liderança proativa e colaborativa.
EM QUE FASE DA SUA VIDA APARECE A GET SKILLS?
Desde cedo que sou empresária, a par do meu emprego por conta de outrem no privado. Em 2002, após o nascimento da minha segunda filha, decidi que queria controlar o meu tempo. E, criei o meu próprio emprego. Em 2015 com a minha atividade empresarial consolidada e com a necessidade da Get Skills ter a sua área de negócio estimulada, fui desafiada a entrar na sociedade da mesma.
COMO TEM VIVIDO ESTA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL?
Esta experiência tem sido desafiante, com empenho e dedicação temos conseguido atingir os nossos objetivos.
COMO DESCREVE A SUA EMPRESA?
Procuramos ser identificados pela nossa ética, confiança, paixão, criatividade, profissionalismo e excelência. Estes valores são os alicerces da nossa empresa. Trabalhamos continuamente para cumprir a nossa visão e com o nosso lema “We care about people and business”.
Na nossa Política da Qualidade, Ambiente e Segurança falamos em clientes, recursos humanos, vendas, capacidade técnica, qualidade, ambiente e segurança. Cumprimos na íntegra o nosso lema e a nossa política.
DE QUE FORMA ACRESCENTA VALOR AOS SEUS CLIENTES?
A Get Skills é uma empresa de consultoria e como tal auxiliamos os clientes a resolver determinados assuntos para os quais não têm tempo e foco para resolver sozinhos.
A nossa área de atuação principal é a implementação de metodologias para melhoria contínua das organizações. A melhoria contínua visa tornar os resultados da organização (cliente) cada vez melhores, mais eficientes e eficazes, sejam eles em produtos, processos ou serviços. É um processo sem fim porque há sempre novas oportunidades de melhoria para serem identi- ficadas e implementadas.
O resultado dos nossos serviços, na maioria dos casos, é a certificação dos processos dos nossos clientes por normas internacionais. A camisola do cliente é a nossa camisola. Assumimos cada projeto como nosso. As dores do cliente são sempre a nossa prioridade.
Nós fazemos a mudança acontecer, ao desencadear potencialidades e enriquecer as pessoas e o negócio das empresas. Os benefícios (para as organizações nossas clientes) de implementar metodologias de melhoria contínua ultrapassam em muito os custos percebidos.
É CEO DA GET SKILLS. O QUE A DEFINE ENQUANTO LÍDER DA MESMA?
Além de ser líder da empresa sou também colega. Aspetos que não são separáveis.
Reconheço os limites pessoais de cada uma das pessoas que trabalham comigo; ofereço sempre feedback das atividades desenvolvidas por cada indivíduo; reconheço os méritos e bom desempenho de toda a equipa, peço ajuda sempre que necessito. Tento ser um exemplo em todas as atividades e não agir por impulso, gosto de discutir com toda a equipa as melhores soluções para cada projeto; como elemento da equipa sou ativa em todas as atividades. Gosto de estar a par das novidades do mercado, e para isso sou atenta e leio bastante. Assumo sempre as responsabilidades por todo o trabalho desenvolvido pela equipa.
COMO ANALISA O AUMENTO DO NÚMERO DE MULHERES EM CARGOS DE TOPO?
Apesar de homens e mulheres representarem cerca de 50% da população nacional, as mulheres que ocupam lugares nos órgãos de administração representam pouco mais de 20%, mas encontram-se longe dos cargos executivos, abaixo da média europeia. A presença de mulheres em lugares de topo tem subido muito lentamente, devemos tentar perceber o porquê e trabalhar nas causas.
ESTE ANO, O DIA INTERNACIONAL DA MULHER DEDICA-SE AO TEMA “EU SOU A GERAÇÃO IGUALDADE”. NA SUA OPINIÃO, COMO DESCREVE A LUTA PELA IGUALDADE DE GÉNERO?
Foi este tema que me fez decidir a dar esta entrevista. Temos a obrigação (pelo menos moral) de trabalharmos para que na nossa sociedade homens e mulheres gozem das mesmas oportunidades, rendimentos, direitos e obrigações em todas as áreas. Esta luta obteve importantes avanços ao longo da história, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido para sermos uma sociedade igualitária e democrática. A “luta” deve ser diária, deve ser tema de conversa nas famílias, deve estar presente na educação das nossas crianças.