Pelo menos duas vezes por ano, é fundamental organizarmos o nosso guarda-roupa. Com a passagem do tempo, as roupas começam a ficar desarrumadas e o pó vai-se acumulando nas prateleiras e gavetas.
Por Alexandra Lopes, consultora de imagem
Pelo menos duas vezes por ano, é fundamental organizarmos o nosso guarda-roupa. Com a passagem do tempo, as roupas começam a ficar desarrumadas e o pó vai-se acumulando nas prateleiras e gavetas.
Organizar o guarda-roupa é excelente para poupar tempo na seleção de looks para o dia-a-dia e também para ganhar espaço para poder adquirir roupa nova, desfazendo-se das peças de roupa que já não gosta ou não veste.
Tome nota de algumas sugestões para organizar o seu guarda-roupa, realizando previamente uma limpeza eficaz:
Limpar o guarda-roupa:
Retire toda a roupa e acessórios de moda do seu guarda-roupa e proceda a uma limpeza a fundo antes de guardar novamente a roupa.
Aspire as prateleiras e as gavetas, utilizando preferencialmente um aspirador portátil de menores dimensões e uma escova macia que encaixa na mangueira de sucção para melhor absorver o pó e não riscar a madeira.
Após aspirar, escolha um pano limpo e aplique um produto específico de limpeza para madeira, diluído em água morna.
Assim que o seu guarda-roupa estiver limpo, deixe arejar pelo menos durante uma hora, de forma a evitar manchar a roupa ou que a mesma absorva o cheiro do produto.
Adquira repelentes anti-traças para colocar no seu guarda-roupa, de forma a evitar que a roupa se estrague. Espalhe também alguns saquinhos com cheiros à sua escolha.
Antes de organizar o guarda-roupa:
Antes de iniciar a arrumação do seu guarda-roupa, separe a roupa que costuma vestir da roupa que já não veste há mais de um ano. Assim irá ganhar espaço no seu guarda-roupa para adquirir peças mais atuais.
Coloque toda a roupa em cima da cama, separada por setores. O calçado deverá ser colocado no chão em fila por tipo de calçado (sandálias, sapatos, botas, etc).
Faça a separação das roupas em pilhas de “sim”, “não” e “talvez”. Analise peça por peça e crie novas pilhas: as peças que pretende manter, as peças que não vai voltar a usar e as peças que ainda lhe suscitam dúvidas. Repita o processo para o calçado.
Separe a roupa e calçado que não vai voltar a usar e coloque em sacos para dar a alguém que precise.
Volte a vestir/ calçar as opções referentes à opção “talvez”. Se gostar de se ver com elas e tiver a certeza que vai voltar a usar, passe para a pilha da opção “sim”. Mas atenção: na próxima vez que organizar o seu guarda-roupa, avalie se valeu a pena guardá-las ou não.
Ao analisar as suas peças de roupa, com certeza verificou que existem algumas peças que não usa habitualmente no seu dia-a-dia, mas com as quais tem uma ligação afetiva ou simplesmente usa em ocasiões muito específicas, como os vestidos de festa (por exemplo). Esse tipo de roupa não necessita de estar sempre disponível no seu guarda-roupa, pelo que sugiro que guarde numa caixa ou saco com fecho, em local arejado.
Como organizar o guarda-roupa:
Após efetuar a limpeza do seu guarda-roupa e efetuar a seleção da roupa que pretende usar no dia-a-dia, deverá então proceder à arrumação da roupa.
Está disponível no mercado um grande variedade de cabides, consoante o tipo de roupa a pendurar. Tenha o cuidado de escolher o modelo adequado a cada peças e assim evitar que a roupa fique marcada, deformada ou deslize do cabide.
O ideal será optar por cabides da mesma cor e material, idealmente de uma cor neutra e clara, de forma a não criar confusão visual e assim destacar o que deve: a sua roupa.
Organize as peças de roupa por tipo e/ ou por cores. Assim será bem mais fácil encontrar a roupa que procura.
Se tiver uma arrecadação, o ideal será manter no guarda-roupa apenas as peças referentes à estação do ano atual. Se não tiver essa opção, coloque mais à mão no guarda-roupa as peças que usa no momento.
Deixe as gavetas para arrumar a roupa que não pode ser pendurada como, por exemplo, lingerie, roupa desportiva, pijamas, etc. Arrume por tipo de roupa ou utilidade que lhe confere no dia-a-dia.
Ao arrumar a roupa em gavetas, opte por dobrá-la em camadas e não as empilhar. Assim conseguirá ver sempre todas as peças que estão dentro de cada gaveta.
Adquira organizadores que facilitem a arrumação do seu guarda-roupa, facilitado o acesso a todas as peças que possui. Bons exemplos de organizadores são: sapateiras ou cabides para pendurar bijutaria.
Quando terminar a limpeza e a organização de seu guarda-roupa, a tarefa de selecionar o que vai vestir no seu dia-a-dia será bem mais fácil e prática.
Verifique o que está em falta no seu guarda-roupa e invista em peças com qualidade e durabilidade, em cores neutras, de forma a obter o máximo de combinações possíveis.
Desta forma, irá rentabilizar o seu guarda-roupa, poupando tempo e dinheiro! Lembre-se: menos é mais… muito mais!