Margarida é apaixonada por pessoas e com o seu trabalho de coaching e formação na Academia do Sim procura ajudar cada um a encontrar o seu próprio caminho para o sucesso. O que varia de pessoa para pessoa.
Foi enquanto tirava o curso de Economia, em Coimbra, que Margarida Mateus percebeu que aquele não era o caminho a seguir para mudar o mundo, tal como pretendia. “O que aprendia, o foco nos números e a ausência das pessoas que se perdiam em taxas de juro, não me disse muito”, relembra. Mesmo assim, voltou mais tarde à universidade e terminou o curso, já casada, mãe de dois filhos e a trabalhar. A licenciatura tinha sido reestruturada e desta vez escolheu cadeiras ligadas à sua paixão e trabalho nas empresas, como liderança, gestão de pessoas e qualidade total nas organizações.
Assim, o seu percurso profissional passou pelo coaching, formação e consultoria. “Eu adoro pessoas! Adoro a relação e a comunicação com empatia. O fazer acontecer. O desenvolvimento pessoal e as relações humanas”, explica Margarida. Por isso mesmo, no seu trabalho procura contribuir para que as pessoas despertem o melhor de si, de forma a viverem uma vida mais plena, livre e serem elas mesmas, confiantes e a caminhar na direção das suas metas.
Atualmente, é CEO da Academia do Sim, um projeto idealizado pelo filho e que conta com o seu marido na equipa. Trabalhar em família nem sempre é fácil e por isso estabeleceram algumas regras para evitar misturar o trabalho com a vida pessoal. “Foi um desafio superado com sucesso, com trabalho em equipa e com humildade, sendo que no início era a nossa filha mais nova muitas vezes quem nos ajudava na separação de contextos familiares dos profissionais”, revela.
“O teu sucesso é a nossa paixão” é o lema da academia do Sim. O primeiro passo consiste em ajudar cada pessoa a definir o que é para si o sucesso. Para alguns pode ser tão simples como ter coragem para tomar decisões, dizer não ou ter confiança, para outros pode ser seguir o desafio de ser mãe. Varia de pessoa para pessoa, tal como o caminho que têm de percorrer para o alcançar. É importante “identificar quem são no pre- sente, os hábitos, as rotinas e as crenças que podem estar a impedir de alcançar essas metas”, explica Margarida. “No foco, ajudamos na construção de um novo paradigma. Nas empresas, quase sempre se centra na comunicação e relacionamento interpessoal, nas pessoas, na atitude”, esclarece.
Durante as formações, aplicam a metodologia dos 4As – Aprende Agora Aplica Agora – e tentam dinamizar sempre as sessões para envolver não só a mente mas também o corpo. Chegam até a ter presente em algumas formações Coachs desportivos. “ A Academia do Sim é como um alfaiate de luxo, desenhando as melhores formações à medida de cada cliente, é talvez por isso que o nosso índice de satisfação ronde os 100%”, afirma Margarida Mateus.
A gestão de emoções e as soft skils são cada vez mais essenciais e valorizadas no mercado de trabalho. São também fundamentais para viver uma vida repleta e plena. “Acredito que há hoje mais consciência do que se sente. Isso pode bem ser um bom primeiro passo para ampliar o QE (quociente emocional) e contribuir para uma soft skill fundamental de ensinar e treinar em todos os anos de ensino e formação – dinâmica emocional!” Esta é uma área de grande procura na academia, onde normalmente juntam estratégias de gestão de stress e hábitos de sucesso.
Com o surgimento da pandemia, esta capacidade tornou-se ainda mais fundamental. Uma nova realidade, com muitas variáveis imprevisíveis e grandes desafios diários é um teste à saúde mental e bem estar dos humanos. “ Conheço várias mulheres em funções de liderança que pagaram bem caro tudo isto. Foram para lay-off porque têm filhos menores e assim sai mais barato à entidade patronal, porém, dada a sua função, o trabalho continuou diariamente. Agora com mais uma agravante: sem horário de trabalho. A qualquer hora, é ligar para que a pessoa resolva.” conta Margarida.
“Pode ser importante que as empresas olhem para estas pessoas e as estimem, reconheçam e até recompensem. E invistam em ações de prevenção da saúde mental.”
Margarida é também formadora na NERLEI, Associação Empresarial da Região de Leiria. Acredita que muitas empresas já perceberam a importância da formação interna e investem nesse sentido. No entanto, outras apenas o fazem para cumprir a legislação.
Na sua vida pessoal, Margarida aplica tudo o que ensina e transmite nas suas formações. “Eu gosto da liderança pelo exemplo, de focar na ação que faz a diferença. Busco o Valor da Excelência diariamente, frequento formações e temos até um plano de formação interno em várias áreas do saber.” Procura também alcançar a sua melhor versão: “Cada vez mais livre, não me deixando vencer por uma paralisia facial periférica que me alterou o rosto mas não o que sinto, nem o que sou”, garante.
Desde 2019 que tem um podcast – o Entre Marias 100 Tabus. Segundo Margarida, o projeto tem duas missões: “Contribuir para que cada mulher se possa sentir cada vez mais livre para ser a sua melhor versão; e que os homens nos possam entender um bocadinho melhor. São conversas “descomplicadas” sobre o dia-a-dia na visão feminina, com humor e sem tabus. “A mulher é um ser poderoso e forte. Isso merece ser partilhado. Há muitas a tolerar uma vida que não de- sejam”, diz a CEO.
“Ainda ouvimos parceiros dizer: “eu ajudo-te tanto”. Seria algo extraordinário, não fosse o pressuposto subtil de que a obrigação é dela. Isto ainda dificulta a liderança e a concialiação de papéis por parte de muitas mulheres!” Por causa desta realidade, Margarida criou um projeto exclusivo para empreendedoras, os 3AS: Acreditar é Atitude em Ação. Um Programa de formação que pretende potenciar a confiança em cada mulher e na sua missão. Para além disso, ainda apoia causas que apoiam o sexo feminino, como o Corações com Coroa ou a Corrida da Mulher.