O CAMINHO INSPIRADOR DE UMA LÍDER QUE VIVE A VIDA AO MÁXIMO

Sara Salvador, Business Coach
Acima de tudo, Sara Salvador considera-se “uma apaixonada pela vida”. Aos 46 anos, diz ter a mesma energia e paixão por tudo o que faz como quando tinha menos duas décadas sobre os ombros. Da Psicologia ao Coaching, é a prova de que as oportunidades não foram feitas para serem desperdiçadas.

 

Quando somos mais novos, os crescidos ensinam-nos que temos de estudar muito, seguir uma profissão e fazer a mesma coisa para o resto das nossas vidas. É um caminho seguro, porque já foi trilhado por muitos. Mas Sara Salvador não queria fazer o que já foi feito, então optou por não escolher esse rumo para si mesma.

No fim do secundário, enveredou pela área da psicologia. Quando iniciou o seu percurso, o que Sara Salvador desejava era exercer na área da clínica privada, que foi de facto o que aconteceu. Na altura do estágio académico, queria muito estagiar no IPO de Lisboa, na parte da pediatria. No entanto, o orientador da Universidade achou que Sara não tinha “estrutura para aguentar situações tão pesadas”. Assim, foi colocada no que era na época o Instituto de Urologia de Lisboa. Aí estagiou com o Dr. Jorge Rocha Mendes, a quem passou a apelidar de “padrinho de profissão”, na especialidade de andrologia. E foi aqui que descobriu o que era a sexologia clínica e o que tratava. Apaixonou-se por este meio, e esse amor levou-a a começar a aprofundar os seus conhecimentos com formação, sendo que ainda hoje trabalha a nível da prática clínica. Tal como a sexologia apareceu no seu caminho e Sara estudou muito sobre o tema, existiram outras áreas, ao longo dos anos, que se cruzaram consigo, e simplesmente agarrou a oportunidade.

Quando terminou a licenciatura em psicologia, em 2001, Sara começou por trabalhar na área da clínica privada, que mantém até aos dias de hoje. Ao longo destes 23 anos de carreira profissional, já participou em vários projetos e aceitou muitos desafios. Integrou um projeto de intervenção comunitária durante cerca de quatro anos. A equipa onde estava incluída estava responsável pela prevenção na rua junto de mulheres prostitutas. Sara admite que foi “dos projetos mais ricos e com uma aprendizagem de vida”, que definitivamente a marcou profundamente.

A área da psicologia enchia-lhe as medidas. Sara Salvador sentia-se feliz, mas quando a vida lhe dá limões, a sua resposta é sempre aceitar, nunca recusar. Assim sendo, em 2007, recebeu um convite para ingressar na área comercial de um banco, ao qual deu uma resposta positiva. Durante 13 anos, fez um pouco de tudo: foi assistente comercial, gestora de particulares e gestora de empresários e negócios. Este capítulo serviu para adquirir muita da visão organizacional que tem hoje, bem como crescer e evoluir. Mas diz só ter sido possível “porque sempre teve pessoas ao seu lado que a ajudaram muito”.

Na ótica de Sara Salvador, o seu percurso na banca foi um desafio constante, o que a levou a tornar-se na profissional que é atualmente. Foi onde desenvolveu as suas competências comerciais, que hoje considera serem “de extrema importância”.

Ao fim desta década e pico, e porque Sara já tinha muito claro “que não queria ser bancária até à reforma”, surge a oportunidade de ingressar numa empresa na área da saúde, como diretora de operações. Contudo, esta nova fase acabou por se revelar sol de pouca dura, já que abandonou o cargo ao fim de seis meses. Sara Salvador confessa não ter corrido bem e agora consegue entender o porquê: “tinha de estar onde estou hoje”.

Mas afinal, onde é que se encontra hoje? Em 2020, Sara abraçou a área do Coaching, e desde então que é Business Coach, na Zome Pr1me, empresa tecnológica especializada em mediação imobiliária, formação e Coaching.

“Tinha de estar onde estou hoje, liderar equipas de profissionais, ajudá-los a crescer, a atingirem os seus próprios objetivos, e não falo de apenas objetivos profissionais, acima de tudo objetivos de vida”.

Sublinha que “ser esta pessoa traz-me muita felicidade e realização profissional”. Para Sara, o cargo que desempenha detém um grande significado, principalmente as suas pessoas, a sua equipa. “Não há nada mais gratificante do que vê-los crescer tanto enquanto profissionais, mas também a nível pessoal”, admite a Coach. “Comemorarmos juntos as vitórias, as conquistas, sejam elas quais forem. Mas também estar ao lado nos momentos menos bons, nas dificuldades, que também existem. Costumo dizer que tenho 30 filhos”, acrescenta.

O setor imobiliário também cruzou a sua vida, mas Sara Salvador diz não se ter interessado pelo setor, “mas sim a função que iria exercer, acompanhamento de equipas”. Julga-se uma pessoa muito disponível, preocupada com o bem estar de cada um, que gosta de garantir que está a transmitir os conhecimentos necessários para desempenharem as suas funções. O seu trabalho passa por ajudar nas tomadas de decisão necessárias e gestão de conflito, quando existem. Acima de tudo, procura “garantir que estão bem” e sempre que deteta alguma dificuldade, assegura estar “sempre disponível para reunir e ajudar”. “Faço sempre um acompanhamento muito de perto”, acrescenta.

Este mais recente desafio que é o Business Coach levou Sara à formação de Inteligência Emocional, tanto para trabalho individual como em equipa. Mas também a conduziu a outras formações. Ao longo dos anos, Sara foi realizando várias formações de acordo com o que lhe fazia sentido e o quanto a iria valorizar. Segundo a Coach, “a intermediação de crédito é apenas mais uma e não das mais importantes, diria que é mais uma competência adquirida”. No seu entendimento, “liderar a uma larga escala é acima de tudo o que nós somos enquanto pessoas e melhoramos e evoluirmos com a formação, principalmente programas de formação para aumentar as competências de inteligência emocional e coaching”. É da opinião de que é importantíssimo “fazer muito trabalho de autoconsciência e consciência social”, e é nesse sentido que trabalha todos os dias e onde investe a sua formação.

Sara Salvador não se considera um exemplo, apenas diz ter sempre trilhado o seu caminho de acordo com o que queria e nunca ter desperdiçado nenhuma oportunidade que a vida lhe concedeu. “Quando queremos muito alguma coisa temos de trabalhar muito para a conquistar”, confessa. Sara reconhece que nem sempre foi fácil, ainda para mais porque viveu sozinha com o filho até há cerca de dois anos.

Não almejava nada em concreto. Sara Salvador apenas cresceu com um enorme sentimento de responsabilidade para com as pessoas que confiam em si. Diz ser para isso que tem de dar o seu melhor, diariamente. “Respeito muito a minha área de trabalho e as pessoas que me chegam, tenho a consciência do impacto que tenho em quem me procura e tenho de ser sempre o mais honesta possível. E caso não consiga ajudar terei sempre de encaminhar”, confessa Sara, que diz ser esta a máxima pela qual sempre se regeu profissionalmente.

A Coach frisa que, por muito que se sinta realizada nesta área, seguramente não ficará apenas por aqui, “porque mais projetos estarão para desabrochar”. Se alguma dúvida restava de que Sara Salvador agarra com unhas e dentes tudo aquilo que a vida lhe proporciona, não existem mais.

Sara Salvador já experienciou um pouco de tudo que o mercado de trabalho tem a oferecer. Foram vários os cargos que desempenhou, em diferentes empresas, mas diz nunca se ter sentido desvalorizada por ser mulher. No entanto, admite que, para o cargo que exerce atualmente, levou algum tempo até que a maioria dos consultores vissem Sara Salvador com capacidade para o executar. Mas garante que esse impasse estava mais relacionado com o facto de nunca ter trabalhado no setor do imobiliário do que propriamente com o seu género. “Eu defendo igualdade de oportunidades de género e, felizmente para mim, nunca senti como um obstáculo. Se por acaso existiu, seguramente que o ultrapassei”, conta.

Sara Salvador diz não acreditar em “líderes perfeitas”, pois “a perfeição não existe”. Acredita sim na “liderança inspiracional” e para isso crê ser imprescindível “a empatia, o reconhecimento das nossas pessoas, impulsionar o crescimento de cada um e da equipa, saber delegar, dar o exemplo”. “A honestidade para comigo mesma e para com os outros é algo que nunca pode ser derrubado”, acrescenta. São estes os valores que trouxeram Sara Salvador até onde ela está hoje e fizeram dela a mulher que é.