ANA GASPAR: UMA NOVA ABORDAGEM AO COACHING EMPRESARIAL DEPOIS DE VINTE ANOS COMO GESTORA

Gestora, Empresária e Coach de Negócios Certificada

Com o propósito de oferecer uma metodologia própria e clara, aplicável a todas as áreas e setores de actividade económica, Ana Gaspar desenvolveu uma metodologia de business coaching  influenciada pelo seu próprio trajeto enquanto empresária e gestora. Apesar de todos os constrangimentos gerados pela crise sanitária provocada pela pandemia da covid-19, a Business Coach prefere olhar para a atual conjuntura como um conjunto ilimitado de oportunidades.

Depois de um percurso de quase vinte anos dedicados à gestão de pequenas e médias empresas e à liderança de equipas, numa empresa referência no seu setor, Ana Gaspar decidiu que era altura de operar uma mudança na sua vida profissional. Um novo projeto que a “desafiasse” e “resgatasse a energia de construção, transformação, desenvolvimento e crescimento”. Como tal, vendeu as participações nas empresas e, depois de uma breve passagem pela Fundação Graça Gonçalves, aceitou o convite para integrar uma “equipa de business coaches, com os quais havia trabalhado como coachee”.

A mudança proporcionou, entre outros aspetos, uma viagem a Inglaterra, onde obteve “a certificação internacional como business coach”, um dos muitos investimentos que Ana Gaspar fez em formação, não só no âmbito do coaching, mas também do desenvolvimento humano e da programação neurolinguística. O conhecimento qualificado e aplicado, e o desenvolvimento das competências de gestão e liderança é encarado pela business coach como fundamental e incontornável aos empresários. “Com a proliferação das tecnologias e com elas, do digital a inteligência artificial, as fontes de informação tornaram-se infinitas e o conhecimento discricionário, o que trouxe consigo a dispersão e o desafio de sermos seletivos, disciplinados, focados”, reflete.
Num processo quase paralelo ao da tecnologia, o mundo do coaching empresarial – que trabalha o desenvolvimento das competências de gestão e liderança, permitindo às empresas alavancar os negócios e a performance das equipas, potenciando, assim, o sucesso e abundância – evolui a grande velocidade, num caminho rumo à profissionalização e reconhecimento – dois dos desafios para um coach que pretende estabelecer-se por conta própria no meio. O principal desafio é a mudança de mentalidade da generalidade da classe empresarial em olhar para o business coaching como mentoria no desenvolvimento das suas competências de gestão e liderança e como “Accountability”, e que é independente mas complementar à consultoria e contabilidade (sendo que estes serviços não substituem o primeiro)!

A entrada de Ana Gaspar num novo setor de atividade ficou marcada pela aprendizagem e crescimento pessoal do capítulo profissional anterior. Partindo da necessidade que sentiu como empresária por um lado e, como business coach, por outro, de “trazer ao mercado empresarial o desenvolvimento das competências de gestão e liderança através de processos e metodologias que fossem transversais a todos os negócios”. Ana Gaspar criou a metodologia Business Inner Strength, cujo mote é “não gerimos o que não planeamos”. “A base é o planeamento, a construção e implementação dum verdadeiro plano de ação do negócio, que passa por saber onde estamos, para onde vamos e o como lá chegamos, nas suas dimensões, estratégica e operacional e através dos seus meios e recursos (humanos, materiais e financeiros), de dentro para fora” explica.

Com uma visão estratégica apurada, Ana Gaspar prefere olhar para os vários efeitos provocados pela pandemia da covid-19 como oportunidades. Na sua área específica de ação, oportunidades “para potenciarem o trabalho do coaching empresarial, pois as empresas ficam ‘abaladas’ nas suas ‘estruturas’ e sem ‘saber fazer’, pelo que estão mais dispostas a receber ajuda”. Um dos desafios a ultrapassar será, portanto, “desconstruir crenças e paradigmas dos empresários”, a começar, desde logo, “pelo investimento no coaching”. A avaliar pelas previsões de crescimento do negócio de Ana Gaspar, o ano de 2021 virá comprovar essa mesma premissa. No horizonte perspetivam-se novidades, com novos programas, mas também a continuidade de projetos já em andamento, com a coach e consultora empresarial a apontar as “sessões de business coaching” como o principal foco.