Recrutamento Estratégico

A revista Liderança no Feminino esteve à conversa com a Bravemind, uma empresa que ajuda a encontrar o melhor colaborador para a sua empresa.

Como surge a Bravemind?

A Bravemind foi fundada em 2006 com 3 sócios vindos de multinacionais, na área do executive search. Tinhamos vários pontos em comum, espírito empreendedor, motivação pela auto-realização, independentes e apaixonados pelo que fazemos.

É importante para nós acrescentar valor nas soluções apresentadas e flexibilidade nos processos.

Estes foram os fatores críticos para o sucesso desta parceria, e para o reconhecimento que a Bravemind tem hoje no setor dos recursos humanos.

A Bravemind tem como Missão criar valor para Clientes, Colaboradores e Acionistas, garantindo inovação nas soluções e excelência no serviço, sustentada no desenvolvimento das pessoas e em relações de confiança.

Quais os serviços de excelência?

O objetivo é fornecer serviços de excelência em consultoria de recursos humanos, executive search, seleção e recrutamento, treino comportamental, outdoors avaliativos e coaching de executivos.

A nossa equipa é composta por profissionais com vasta experiência em diversas áreas de competência, permitindo disponibilizar ao projeto, o perfil mais adequado aos requisitos e necessidades do Cliente.

O nosso conhecimento de mercado demonstra-nos que uma pesquisa direta eficiente e de sucesso, depende de uma boa compreensão das necessidades do Cliente e de uma relação de confiança mútua, durante e após todo o processo.

Somos Advisors para os nossos clientes e candidatos, ajudando-os na tomada de decisão.

A grande vantagem competitiva é o acompanhamento dos clientes e candidatos durante os processos e após a sua colocação. Pois o sucesso não se mede pelo imediato, mas sim pela continuidade das relações, facto esse, que passado 12 anos de atividade, ainda temos ativa a nossa parceria com o primeiro Cliente da Bravemind.

Para a Bravemind, gerir relações de valor é fundamental. Como é feito esse processo?

Nós estamos a vivenciar mais mudanças nos últimos 5 anos do que nos últimos 15, e por isso essencial para nós gerir relações de valor de forma duradoura.

Neste contexto, a procura pela vantagem competitiva tem levado as organizações a valorizarem as pessoas e a desenvolverem esforços no sentido de atrair e reter os profissionais que melhor se ajustem às suas necessidades. A Bravemind tem ajudado nesses processos criando-os mais ágeis e rápidos.

Tem sido muito gratificante estarmos ao lado dos nossos clientes para os ajudar em decisões relacionadas com o seu capital humano, na definição de novos role profiles e o seu ajustamento na organização.

Ser parceiro do cliente, estar próximo, aconselhar, ser disponivel, ter conhecimento de diversos setores ajuda a criar relações fortes de confiança e duradouras.

A Bravemind já estendeu os serviços além fronteiras. Que balanço faz dessa aposta?

Neste momento trabalhamos para 9 países. Hoje o mercado é o mundo e com as evoluções tecnológicas a comunicação com profissionais residentes fora do país tornou-se mais ágil.

É muito positivo e gratificante para nós, sendo a Bravemind uma empresa totalmente Portuguesa, ser distinguida por diversas organizações como parceiro de eleição em Portugal e nalgumas das suas filiais pelo mundo. Permite-nos levar o nosso Brand além fronteiras, aumentar a nossa rede de networking, ter conhecimento da dinâmica de recrutamento de diversos países, enriquecendo assim o nosso conhecimento, dos clientes e colaboradores.

A confiança é o pilar base da Bravemind. Um bom primeiro contacto é fundamental para o potencial candidato ser o selecionado?

Para nós a confiança é sem dúvida um dos principais fatores de sucesso.

Esta confiança envolve a segurança em nós próprios e naquilo que transmitimos em terceiros, levando-nos a ter resultados positivos na abordagem com os potenciais candidatos.

Uma pessoa que recebe um contacto da nossa parte precisa de sentir que do outro lado está alguém que fala confiantemente dos projetos, levando-o a acreditar que provavelmente seria interessante para si uma mudança.

É de facto muito relevante a confiança e a convicção para levar a que uma pessoa possa agir de uma certa maneira perante determina situação: “Vou a uma entrevista na Bravemind, pois tenho confiança que eles fazem um bom trabalho e entendem as minhas motivações e me podem aconselhar um caminho positivo na carreira”.

Qual o papel do recrutador, no contexto atual?

O papel do recrutador é criar parcerias de confiança com clientes e candidatos. É estar disponível para aconselhar e ajudar nas decisões de ambos e ao longo da sua carreira.

Perceber a necessidade da empresa e colocar o profissional que maior enquadramento tem com o ambiente e cultura.

Como analisa o recrutamento especializado em Portugal, comparado com o recrutamento internacional?

Diriamos que é idêntico ao recrutamento no estrangeiro, as metodologias de pesquisa são transversais ao mercado global, o principal fator diferenciador é a amostra de profissionais disponíveis para abordar.

Em 2017, participamos World Executive Search Congress em Londres e constatamos que a Bravemind está muito alinhada com o mercado internacional de Executive Search e Recrutamento especializado, do ponto de vista de abordagem ao mercado, metodologias utilizadas, e posicionamento face ao clientes e candidatos.

Naturalmente que mercados como UK e USA são maiores, tendo por isso mais opções e ao mesmo tempo mais competitivos.

O potencial candidato tem de ser… 

Flexível, transparente, disponível, honesto, sincero nas suas intenções e conseguir suportar mudanças, para que possamos enquadrar o projeto ao seu perfil.

Um bom líder é… 

Inspirador, dá o exemplo, facilitador do trabalho da sua equipa, um garante do sucesso e da progressão das pessoas, justo e firme, bem como, um forte impulsionador do sucesso da empresa no mercado.

Bons colaboradores são sinónimos de negócios de sucesso. Sente que o sucesso da equipa de uma empresa (que requereu os vossos serviços) representa também o vosso sucesso?

Sem dúvida, as pessoas fazem a diferença nas organizações e são elas o motivo de sucesso. A nossa principal preocupação, é adequar os candidatos à cultura da organização e à missão da função da empresa que contrata os nossos serviços.

O nosso sucesso é medido também pela performance que os candidatos que colocamos nos nossos clientes têm ao longo da sua permanência na organização, onde se sentem motivados e satisfeitos pela decisão que tomaram, isto porque o projeto deverá corresponder às expectativas, podendo evoluir na medida do que tinham equacionado para as suas carreiras.

Por outro lado, este focus que temos, faz com que as empresas confiem no nosso trabalho e que continuem a apostar na Bravemind para os ajudar a encontrar o melhor talento e mais adequado às suas organizações, o que leva a relações de confiança longas que temos tido e que vamos conquistando ano após ano junto dos nossos clientes, mas também junto dos candidatos.

Neste contexto, os candidatos colocados por nós são também os embaixadores da Bravemind dentro dos nossos clientes, tornando-se eles próprios futuros clientes e impulsionadores de negócio.

Estar na liderança de uma empresa significa… 

Muita disponibilidade, dedicação, compromisso com os nossos colaboradores garantindo que dispõem das ferramentas, acompanhamento e conhecimento necessário para que se realizem e atinjam os seus objetivos.

Um forte compromisso e dedicação com os nossos clientes para que cada vez mais confiem em nós a nobre tarefa de recrutar talentos para as suas organizações. Isto acontece também juntos dos candidatos, para que cada vez mais confiem em nós no sentido de lhes apresentar uma alternativa profissional melhor e adequada às suas expectativas.

Significa colocar os interesses da Bravemind, dos clientes, colaboradores e candidatos à frente de interesses individuais, pois só assim somos reconhecidos e continuamos a progredir, merecendo a confiança de todos.

Como define a Bravemind? 

A Bravemind é uma paixão e uma missão que ano após ano vemos crescer e consolidar em sintonia com o mercado.

É uma empresa feita genuinamente de pessoas extraordinárias e que acreditam todos uns nos outros, ajudando-se a desenvolver para assim podermos atingir resultados acima do esperado.

Na Bravemind temos rigor, transparência, alegria, excelência, bom ambiente, desenvolvimento pessoal e profissional, orgulhando-nos de ser uma referência onde a aprendizagem é diária e constante no seu desafio.

A Bravemind é um conjunto de pessoas que acreditam que com o seu árduo trabalho, empenho e dedicação, contribuem para o sucesso de todos nós, bem como dos clientes e dos candidatos.